Essa é a primeira vez faço essa receita de pizzas pequenas para congelar. O mais interessante é que o molho de tomate da cobertura também congelou muito bem. Na verdade, acrescentei um ovo na massa, assim aumentei a quantidade de gordura – a gema tem um teor de gordura alto o suficiente para deixá-la mais maleável.
A receita dessas pizzas pequenas – e elas tem apenas dez centímetros de diâmetro, tem o tamanho perfeito para congelar. Não ocupam espaço no congelador, e também descongelam rapidamente no forno.
Pizzas pequenas com molho de tomate
ImprimirIngredientes
- 3 xícaras rasas | 450 g de farinha de trigo
- 1 e 1/ 2 colher de chá de fermento biológico | 7 g
- 1 colher de chá | 6 g de sal
- 1 colher de sopa de azeite extra-virgem
- 1 xícara de água morna
- 1 ovo
- Para o molho
- 1 cebola de tamanho médio para pequeno
- 3 dentes de alho amassados ou espremidos
- 400 g de tomates pelados | 1 lata
- 2 colheres de chá de açúcar
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de pimenta do reino moída na hora
- 1 / 2 xícara de folhas de manjericão
- 1 colher de sopa raiz de gengibre picado em cubinhos bem pequenos
Instruções
Primeiro prepare a massa - eu a preparei em uma batedeira com o gancho. Mas a massa pode ser feita na mão.
Misture na tigela da batedeira a farinha, com o fermento, e com o sal. Em seguida, abra uma cova no centro, e coloque o azeite, o ovo bem misturado e metade da água. Sove a massa bem devagar, e molhe-a aos poucos com o resto da água. Talvez sobre um pouco de água, outras vezes será preciso molhar a massa com uma ou duas colheres de sopa de água.
Bata a massa por aproximadamente dez minutos, até obter uma massa bem homogênea e elástica. Algumas vezes eu a sovo até esse ponto na batedeira e ainda a transfiro para uma superfície polvilhada com farinha e a abro esticando-a com a parte da mão perto do punho, e enrolo-a mais umas seis a oito vezes.
Faça um rolinho com a massa com aproximadamente 4 cm de altura, e divida-o em seis pedaços. Faça seis bolinha. Abra cada uma delas como um círculo. Para fazer isso, eu uso as mãos. Vou rodando a massa na mão, deixando-a pendurada para que estique com o próprio peso. Quando estiver com o diâmetro perto de dez centímetros dou uma ajeitadinha para ficar com o formato mais certinho. Arrume todos os círculos de massa em uma assadeira. Ligue o forno alto e prepare o molho.
Refogue a cebola cortadinha com o alho em três colheres de sopa de azeite de oliva. O fogo deve ser médio para baixo. Acrescente os tomates assim que a cebola murchar e estiver transparente. Mexa, misture, tempere com sal, o açúcar, e pimenta, abaixe o fogo, tampe a panela. Cozinhe o molho, em ponto de fervura baixa, aquele que faz pequenas bolhas até aparecer o fundo da panela. O molho deve ficar bem grosso, quase uma pasta. Junte o majericão, o gengibre, e acerte o sal e a pimenta a gosto. Mas não exagere, o molho deve ter pouco sal.
Assim que o molho estiver morno, espalhe-o sobre as pizzas. Asse-as por até 30 minutos. Espalhe as pizzas no congelador assim que esfriarem. Deixe-as separadas. Devem congelar em aproximadamente uma hora. Coloque-as em um saco plástico bem fechado. E deixe-as no congelador.
Antes de servir, espalhe um pouco de queijo ralado por cima das pizzas ainda congeladas, passe um fio de azeite por cima, e aqueça-as no forno bem quente até o queijo ficar puxa-puxa.