Como a couve-flor chegou ao Ocidente

por Cozinha da Márcia

www.cozinhadamarcia.com.brA couve-flor é uma hortaliça original do Oriente Médio, colhida selvagem pela população local, passou a ser cultivada pelos egípcios pelo menos em 400 a.C.. Ela foi introduzida na Europa pelos gregos, e espalhou-se com os romanos que dominaram boa parte do continente. Porém a sua cultura só se popularizou de maneira definitiva quando o Rei Luís 14 junto com La Quintinie, naquele período jardineiro real do Palácio de Versalhes, na França. Juntos, o rei era muito interessado em agronomia, desenvolveram sua cultura na horta do palácio, assim como introduziram o cultivo das batatas e de outras espécies. O cargo de jardineiro real durante o século 17 seria equivalente hoje ao de um engenheiro agrônomo.

A imagem mostra o Palácio de Versalhes e seus jardins em 1668, período em que 24 mil pessoas ou habitavam ou trabalhavam no local e em outros edifícios próximos. E, principalmente precisavam ser alimentadas.

A couve-flor se difundiu a partir do século 18, quando por seu sabor e facilidade de preparo passou a constar do cardápio europeu.

Para saber mais sobre a couve-flor

Você também pode gostar