Mais para o Natal: bolo de chocolate com café espetacular

por Cozinha da Márcia

Sirva um bolo de chocolate com café espetacular. Estamos quase no Natal, e a maior parte das pessoas já resolveu como vai comemorá-lo. Aqui em casa, dessa vez, somos apenas quatro pessoas. E por isso, já nos programamos. Mas, algumas vezes falta um doce diferente, desses que todos vão gostar. O bolo de chocolate com café é uma sugestão de receita que além de muito macia, e bem molhada, tem um pouco de café entre os seus ingredientes. O sabor do café é discreto, no entanto completa o do chocolate. Acho que é uma ótima opção de última hora. Experimente.

Receita de bolo de chocolate espetacular. Foto: Marcia Zoladz

Bolo de chocolate com café

Imprimir
Porções: 12 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 220 g de chocolate meio amargo em barra
  • 2 / 3 de xícara |180g de manteiga
  • 1 colher de chá | 2 g de café solúvel
  • 3 ovos
  • 3/ 4 de xícara de açúcar cristal marrom claro
  • 1 / 2 colher de chá | 1 g de sal refinado comum
  • 3 / 4 xícara de farinha de trigo
  • 1 / 2 de colher de chá de fermento em pó
  • 1 / 2 colher de chá de flor de sal para polvilhar

Instruções

Atualmente existem tipos diferentes de sal à venda, e eu salpiquei um pouco de flor de sal sobre o bolo na hora de servi-lo. Você pode usar sal grosso ou sal rosa do Himalaia. É só para dar um pequeno contraste ao sabor do chocolate.  O gosto não aparece muito, mas contribui no sabor final do bolo.

Derreta, no banho-maria, o chocolate com a manteiga e o café. Misture sem parar até obter um creme homogêneo.
Bata os ovos com o açúcar e o sal até obter uma gemada clara, mas não muito dura. Acrescente em seguida a mistura com o chocolate e a manteiga morna. E, por último, misture a farinha peneirada com o fermento. Não aumente a quantidade de fermento que o bolo fica sem graça. Não bata demais para o bolo não ficar duro depois de pronto, se estiver usando a batedeira bata apenas por um minuto cada etapa.

Asse no forno baixo, previamente aquecido, por aproximadamente 35 minutos. A forma deve ser sem canudo no meio. Forre o fundo com papel manteiga. Unte o o papel e as laterais da forma, e polvilhe com uma poeira de farinha de trigo. Retire-o do forno assim que o meio da massa estiver cozido porém ainda um pouco macio. Como o tempo que um bolo demora para assar depende de cada forno, se achar que o bolo não está pronto aguarde mais 5 a 8 minutos.

Solte o bolo ainda morno da forma. Não se preocupe que o papel manteiga impede que o fundo do bolo grude na forma. Vire-o sobre um prato, retire o papel manteiga. Em seguida,  desvire-o para o prato em que for servi-lo. Polvilhe com chocolate em pó peneirado, e distribua de forma irregular os grãos de sal grosso. Sirva com sorvete e calda de chocolate

Olha o truque

Chocolate não gosta de muito calor, ele queima rapidamente. Portanto, na hora de derretê-lo em banho-maria, desligue o fogo assim que o chocolate começar a derreter. Se precisar, ligue o fogo pormais uma ou duas vezes enquanto o mexe para obter um líquido brilhante.

Você também pode gostar