Panquecas de farinha de arroz

por Cozinha da Márcia

Prepare panquecas com farinha de arroz para fazer um lanche ou almoço rápido.  Como o arroz  não tem glúten a massa não fermenta o que deixa as deixa muito leves. Uma outra vantagem das receitas preparadas com a farinha de arroz  é que elas podem ser consumidas por pessoas com doença celíaca – uma sensibilidade genética ao glúten.

O recheio da foto é um refogado com alho-poró, tomates e alcaparras e algumas folhas de tomilho, alecrim e a sálvia – minha erva predileta do momento. As panquecas de farinha de arroz foram preparadas em  uma frigideira com vinte e cinco centímetros de diâmetro muito bem aquecida no fogo baixo.

Outra boa opção é prepará-las em tamanhos menores para serem servidas em festas.  A receita a seguir tem um sabor neutro, só com uma pitada de sal, portanto elas também pode ter um recheio doce.  Aliás ficam super gostosas quando recheadas com geleias de frutas, com  açúcar misturado com canela, ou ainda fatias finas de goiabada com queijo.

Outro ponto a favor dessa receita é que as panquecas de arroz podem ser preparadas com algumas horas de antecedência au ainda na véspera. Aqui em casa, eu as guardei cobertas com um pano de prato e na hora de servir  foram aquecidas em uma frigideira.

@CozinhadaMarcia também tem uma receita da tradicional panqueca francesa com a massa fermentada com um pouco de  conhaque.

A farinha de arroz já foi mais usadas na cozinha caseira, bolos, pudins e cremes delicados eram preparados com elas. Biscoitos recheados, tipo bem casado, e rosquinhas também usavam farinha de arroz.

Panquecas de farinha de arroz. Foto: Marcia Zoladz

Panquecas de farinha de arroz

Imprimir
Porções: 6 a 8 unidades Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • Para 7 ou 8 panquecas com 18 cm de diâmetro ou 15 pequenas com 10 cm
  • 1 / 2 xícara de farinha de arroz
  • 1 / 4 de xícara de amido de milho
  • 1 / 4 de colher de chá de sal
  • 3 ovos
  • 3 colheres de sopa de rum
  • 1 e 3 / 4 de xícara de leite desnatado
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida
  • 1 pitada de sal

Instruções

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por bons três minutos.

Aqueça um frigideira com revestimento antiaderente no fogo médio para baixo até ficar muito, mas muito quente, do contrário as panquecas não ficam com a textura correta. Se estiver usando uma frigideira comum sem revestimento unte-a com um pouco de manteiga.

Agora, normalmente quando preparamos panquecas a primeira nunca dá certo porque a frigideira ainda não está na temperatura correta. A massa com muitos ovos é quase um omelete extra fino. Transfira a massa do liquidificador para uma tigela, deixe-a próximo ao fogão. Arrume ao lado um prato para empilhar as panquecas prontas.

Comece a fazer as panquecas. Distribua meia xícara de massa na frigideira a cada vez, aguarde fazer bolinhas na superfícies, solte em volta da panqueca com a ajuda de uma espátula e vire. Aguarde um minuto e tire da frigideira. Para a massa fica bem fina eu coloquei um pouco menos de meia xícara por vez na frigideira.

Depois de prontas cubra metade de cada uma com um refogadinho de alho-poró, algumas fatias de tomates crus, acrescente algumas folhinhas de agrião ou pedacinhos de cenoura crua, azeitonas ou o que tiver na geladeira, cubra com a outra metade e sirva em temperatura ambiente como se fosse uma salada.

Você também pode gostar