Panquecas de farinha de arroz

por Cozinha da Márcia

Prepare panquecas com farinha de arroz para um lanche ou almoço rápido.  Como o arroz  não tem glúten a massa não fermenta o que deixa panquecas, biscoitos e bolos preparados com a farinha de arroz mais leves. Uma outra vantagem das receitas preparadas com a farinha de arroz  é que elas podem ser consumidas por pessoas com doença celíaca – uma sensibilidade genética ao glúten.

Uma massa de farinha de arroz é menos flexível do que a preparada com farinha de trigo, o que deixa as panquecas com as bordas crocantes porém macias na parte central. Para essa receita eu preparei panquecas grandes o suficiente para acomodarem uma boa quantidade de um recheio vegetariano com alho-poró, tomates e alcaparras refogados com algumas folhas de tomilho, alecrim e a sálvia – minha erva predileta do momento. Utilizei uma frigideira com vinte e cinco centímetros de diâmetro bem quente.

Essas panquecas também podem ser preparadas em tamanhos menores para serem servidas em festas com um pouco de molho à bolonhesa ou apenas com queijo ralado por cima.  Como o arroz é quase sempre servido salgado – com exceção do arroz doce, as panquecas preparadas com a sua farinha também costumam ser servidas com recheios salgados. Como o arroz tem um sabor neutro, as panquecas não precisam ser apenas acompanhadas com recheios salgados, mas também podem ser recheadas com geleias, doces de frutas e mousses.

As panquecas de arroz ficam prontas rapidinho e podem ser preparadas com algumas horas de antecedência ou ainda na véspera. Na hora de servir basta reaquece-las na frigideira.

@CozinhadaMarcia também tem uma receita da tradicional panqueca francesa com a massa fermentada com um pouco de  conhaque.

Panquecas de farinha de arroz. Foto: Marcia Zoladz

Panquecas de farinha de arroz

Imprimir
Porções: 6 a 8 unidades Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • Para 7 ou 8 panquecas com 18 cm de diâmetro ou 15 pequenas com 10 cm
  • 1 / 2 xícara de farinha de arroz
  • 1 / 4 de xícara de amido de milho
  • 1 / 4 de colher de chá de sal
  • 3 ovos
  • 3 colheres de sopa de rum
  • 1 e 3 / 4 de xícara de leite desnatado
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida

Instruções

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por bons três minutos.

Aqueça um frigideira com revestimento antiaderente no fogo médio para baixo até ficar muito, mas muito quente, do contrário as panquecas não ficam com a textura correta. Se estiver usando uma frigideira comum sem revestimento unte-a com um pouco de manteiga.

Agora, normalmente quando preparamos panquecas a primeira nunca dá certo porque a frigideira ainda não está na temperatura correta. A massa com muitos ovos é quase um omelete extra fino. Transfira a massa do liquidificador para uma tigela, deixe-a próximo ao fogão. Arrume ao lado um prato para empilhar as panquecas prontas.

Comece a fazer as panquecas. Distribua meia xícara de massa na frigideira a cada vez, aguarde fazer bolinhas na superfícies, solte em volta da panqueca com a ajuda de uma espátula e vire. Aguarde um minuto e tire da frigideira. Para a massa fica bem fina eu coloquei um pouco menos de meia xícara por vez na frigideira.

Depois de prontas cubra metade de cada uma com um refogadinho de alho-poró, algumas fatias de tomates crus, acrescente algumas folhinhas de agrião ou pedacinhos de cenoura crua, azeitonas ou o que tiver na geladeira, cubra com a outra metade e sirva em temperatura ambiente como se fosse uma salada.

Você também pode gostar