Salada de alheira com tomates

por Cozinha da Márcia
Bolo de abacaxi com azeite perfumado. Foto Marcia ZoladzBicoitos de chocolate macios. Foto Marcia ZoladzTorta de massa crocante. Foto Marcia ZoladzEmpadinha de queijo super fácil. Foto Marcia ZoladzAmendoim doce feito em casa da Cozinha da Marcia. Foto Marcia Zoladz

Prepare uma entrada com um embutido saboroso e diferente que também pode ser servido como um tira-gosto.

www.cozinhadamarcia.com.br

Salada de alheira com tomates

Imprimir
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • Para 6 porções
  • 1 alheira com aproximadamente 500g
  • 2 colheres de óleo (soja ou canola)
  • 6 tomates
  • Sal
  • 6 colheres de chá de vinagre balsâmico

Instruções

Corte os tomates em fatias grossas e arrume-os em uma saladeira rasa. Como a alheira tem um cheiro forte de alho que ocupa a geladeira, eu a congelei assim que cheguei em casa quando a comprei. Na hora de prepará-la eu a tirei do congelador direto para a panela.

Aqueça o óleo em uma caçarola grande o suficiente para abrigar a alheira inteira. Utilize o fogo bem baixo. Aos poucos a alheira vai descongelar e começar a dourar, deve ficar pronta em aproximadamente vinte minutos. Pode ser que ela estoure, mas não faz mal, continua deliciosa.

Divida a alheira em pedaços com aproximadamente 5 centímetros. Sirva-a com as fatias de tomate e respingada com o vinagre balsâmico.

Olha o truque

Alheira é um embutido preparado com uma mistura de farinha, temperos e carnes variadas. A única carne que não pode ser utilizada é a carne de porco. O embutido foi criado na Península Ibérica no século XV, quando os judeus e muçulmanos eram perseguidos pela Inquisição e precisavam disfarçar que comiam carne de porco, uma vez que ambas as religiões não permitiam o seu consumo.

Você também pode gostar