Saideira de carnaval: Crocante de amendoim ou pé de moleque

por Cozinha da Márcia

O nome técnico do pé de moleque é crocante de amendoim, ou nougat de amendoim. A confeitaria profissional utiliza o nome nougat para identificar as placas de caramelo endurecido com amêndoas. No Brasil, utilizamos amendoins em seu lugar para fazer o doce, uma vez que são mais fáceis de encontrar e mais baratos. A receita é fácil, e o crocante de amendoim fica pronto em apenas quinze minutos.

O nome do doce refere-se aos pés descalços dos filhos pequenos das escravas africanas ou de seus descendentes. Como nasciam em cativeiro, começavam a trabalhar como moleques de recados ainda na infância.

 

Crocante de amendoim ou pé de moleque. Foto: Marcia Zoladz

Crocante de amendoim – pé de moleque

Imprimir
Porções: 8 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 1 xícara de açúcar
  • 3 colheres de sopa de água
  • 1 xícara de amendoim descascado
  • Óleo vegetal para untar uma assadeira de alumínio

Instruções

Unte uma assadeira de alumínio com uma camada muita fina de óleo. Não use tábua de plástico que ela derrete com o calor da calda de açúcar.

Derreta o açúcar com a água no fogo médio até obter uma calda dourada, porém não muito escura. Mexa sem parar com uma colher de pau. A calda está pronta quando dá para ver o fundo da panela, ou ao atingir 105 oC em um termômetro de cozinha. Desligue o fogo, e acrescente os amendoins.  Mexa bastante para que a calda os envolva de modo uniforme. E, despeje o crocante no tabuleiro untado.

Espalhe rapidamente a massa do crocante com as costas da colher de pau. Faça um retângulo com aproximadamente 20 cm por 10 cm. Corte com uma faca bem afiada depois de frio. Os pedaços depois de cortados devem ficar meio irregulares, como na foto.

Você também pode gostar