Gaspacho leve com tomate e pimentão grelhado

por Cozinha da Márcia

A receita para esse gaspacho leve tem pimentão vermelho, poreem resolvi dar um sabor extra. Eu tenho uma grelha aqui em casa onde costumo colocar pimentões, cebolas e beringelas. Deixo-as no foto bem baixo até a cascar ficar bem queimada porque assim o sabor defumado mistura-se aos demais ingredientes. Os legumes são temperados com sal e azeite, e servidos como entrada junto com pão.

Gaspacho é uma sopa de tomates de origem espanhola que ee engrossada com miolo de pão, o que não é o caso da receita a seguir.

A inspiração para o gaspacho e também a receita são da Su que a serviu em pequenos copos de cachaça.

Gaspacho leve. Foto: Marcia Zoladz

Gaspacho leve

Imprimir
Porções: 6 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 3 tomates para molho
  • 1 / 2 pepino japones descascado
  • 3 colheres de sopa de molho de tomate tipo passata
  • 1 / colher de chá de sal
  • 1 / 2 colher de chá de pimenta do reino
  • 1 talo de salsão/aipo
  • 1 pimentão vermelho grelhado até a casca ficar bem torradinha
  • 1 xícara de água
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva

Instruções

Comece a receita grelhando o pimentão no fogo bem baixo. AProveite para grelhar mais de um para deixar na geladeira coberto com azeite de oliva.

Na hora de fazer o gaspacho bata os tomates cortados grosseiramento no liquidificador junto o pepino cortado, e com o talo de salsão/ aipo. Acrescente o pimentão grelhado sem a parte de cima que é muito dura. Não se preocupe em tirar as sementes. Acrescente o molho de tomate com um pouco de água. Bata até obter um creme grosso. Tempere com sal e pimenta.

Se achar que o creme de tomate está muito grosso acreescente um pouco  mais de água. No entanto acrescente a água bem devagar porque a textura correta do gaspacho é a de um creme grosso, porém que dê para beber em um copinho.

Algumas vezes acrescento folhas de manjericão ou de óregano fresco. Outras, misturo um pouco de ervas de provence secas.

Guarde a sopa na geladeira até a hora de servir.

Olha o truque

De acordo com a região do país o salsão também é chamado de aipo. O seu sabor, embora suave, ajuda a enfatizar o sabor das sopas. As sopas cremosas podem ser servidas tanto quentes como bem geladinhas no verão como a vichyssoise no link a seguir: Vichyssoise

Você também pode gostar