Fermento em pó: o que faz o bolo crescer

por Cozinha da Márcia

 

www.cozinhadamarcia.com.br

 Um bolo o cresce quando o calor do forno expande o ar preso dentro da massa. Além do calor alguns ingredientes utilizados na massa, e o modo como são tratados, também influenciam o resultado. A clara de ovo, por exemplo, precisa ser  batida em neve antes de ser acrescentada à mistura de farinha, manteiga, açúcar, gemas e algum líquido.

Repare como depois de batidas as claras aprisionam milhões de bolhas de ar bem pequenas. No calor do forno, as bolhas de ar se expandem e empurram o bolo para cima. A medida que a massa do bolo assa, as claras – a albumina – misturadas com os demais ingredientes endurecem, impedindo que a massa continue a crescer.  A função do fermento é parecida com a das claras, apenas utiliza um outro processo. Ele também empurra a massa para cima, apenas de modo diferente das claras.

Quais os ingredientes do fermento em pó? É a mistura de bicarbonato de sódiouma base, com cremor tártaro – um ácido, e amido de milho – utilizado para dar volume ao produto. Ao entrar em contato com a massa do bolo que é úmida, uma reação química forma borbulhas de ar que empurram a massa do bolo para cima.

Veja aqui a história do fermento em pó no Brasil

 

 

 

 

Você também pode gostar