Conserva de beterraba para servir com carnes

por Cozinha da Márcia

Preparar uma conserva de beterraba em casa quer dizer estender a vida útil dos tubérculos. Mas é também uma oportunidade para se acrescentar aromas e sabores novos a beterrabas. Uma vez pronta, a conserva de beterraba é servida como acompanhamento para valorizar o gosto de uma carne assada, ou de um frango servido frio. E elas também são deliciosas em um sanduíche de salada de ovo.

A receita a seguir utiliza beterrabas orgânicas, uma vez que são mais doces. Elas também costumam ser mais novas do que as vendidas nas outras prateleiras do supermercado. E o único cuidado importante é esterilizar o vidro onde serão acondicionadas, o que explico no final da receita.

Os melhores legumes e tubérculos para se preparar em conserva seguindo o método da receita à seguir são pepinos – daqueles pequenos e beterrabas. Existem outras possibilidades como cenouras cortadas em tronquinhos ficam bem gostosas quando preparados em uma conserva. A fim de preparar um conserva são necessários apenas dois passos: esterilizar os vidros onde vai ser preparada, e ferver água com temperos.

Veja também a receita de Picles à moda de Nova Iorque para servir com sanduíches e hambúrgueres

Veja todas as receitas de conserva na Cozinha da Marcia.

picles de beterraba www.cozinhadamarcia.com.br

Pickles de beterrabas

Beterrabas em conserva para servir com carnes Receitas pickles, conserva, acompanhamento European Imprimir
Porções: 6 Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 33,5 porção Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 400g de beterrabas cozidas
  • 1 litro de água
  • 1/4 de xícara de vinagre de maçã
  • 1 colher de chá de sementes de mostarda
  • 1 dente algo grande descascado
  • 2 a 3 grãos de pimenta do reino e se quiser,
  • 3 sementes de zimbro
  • 1 galho de aneto ou 2 folhas de louro, não use os dois que estraga o gosto
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 1 / 4 de colher de sal

Instruções

Cozinhe as beterrabas descascadas até ficarem macias, mas ainda firmes, al dente. Não é necessário acrescentar sal. Descasque-as e corte em fatias com um centímetro de espessura, corte as fatias ao meio para obter meias-luas.As beterrabas podem ser cozidas cobertas de água, ou no vapor. Enquanto as beterrabas cozinham esterilize os vidros e as tampas para a conserva.

Ferva em outra panela a água para a conserva com o vinagre, desligue e acrescente o sal e o açúcar. Arrume as fatias de beterraba no vidro, eu costumo colocá-las na vertical. Acrescente o dente de alho, os grãos de pimenta, os grãos de mostrada e por cima o galho de aneto, em seguida cubra com a água misturada com o vinagre. Aguarde esfriar totalmente, tampe e guarde na geladeira. Pode ser utilizado em uma semana. Guarde em vidros lavados com cuidado e deixados de molho por alguns minutos em água fervendo. Seque-os bem.

 

Você também pode gostar