É o papo-de-anjo aí! Preparado bem doce ele é muito bom!

por Cozinha da Márcia
Papo-de-anjo de semolina. Foto: Marcia Zoladz

O papo-de-anjo é originalmente uma receita portuguêsa. Porém, a sua origem é muito mais antiga, do século X, quando os árabes invadiram Portugal e Espanha. Este foi um período com muitas inovações na agricultura, o que consequentemente permitiu uma riqueza maior da gastronomia. Trouxeram muitas frutas, legumes, e cereais desconhecidos dos europeus. Só para dar alguns exemplos: implantaram plantações de cana-de-açúcar, pomares com amendoeiras, e quintais com berinjelas.

Agora, os doces portugueses com muitos ovos e açúcar de cana que conhecemos aqui no Brasil, só se tornaram mais conhecidos no século XVI. Foi nessa época que Portugal começou a explorar o açúcar de cana na Ilha da Madeira, e com isso aumentou em muito a sua disponibilidade.

A receita de papo-de-anjo a seguir utiliza farinha de semolina como uma tentativa de recuperar essa origem mais antiga. O resultado é um bolinho mais  rústico, porém delicioso. A grande diferença está na massa do bolinho. A massa do doce  tradicional é sem manteiga.  Só que dessa vez, como disse acima, eu quis aproximar a receita com a do namura – um bolo umedecido com uma calda de açúcar muito apreciado nos países do Oriente Médio. A receita é provavelmente a origem do papo-de-anjo – um bolinho banhado em uma calda de açúcar e água de rosas.

É claro que existem outras possibilidades para a origem do papo-de-anjo, e uma receita não se transforma, ou evolui, por séculos sem ter muitas influências em sua composição.

Veja a receita de bolo de semolina da Cozinha da Marcia

Veja aqui a receita de pão-de-ló tradicional

Papo-de-anjo de semolina. Foto: Marcia Zoladz

Pão-de-ló de semolina

Imprimir
Porções: 12 a 16 unidades Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 3 xícaras de farinha de semolina de trigo fina
  • 1 e 3/4 de xícara de açúcar
  • 1 xícara de leite
  • 200 g de manteiga sem sal
  • 1 colher de sopa de água de flor de laranjeira
  • 1 colher de chá de casca de limão siciliano ralada
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • Para a calda
  • 1 e 1 / 2 xícara de açúcar
  • 1 e 1 / 2 de xícara de água
  • 1 colher de sopa de suco de limão siciliano
  • 1 colher de sopa de água de rosas ou de flor de laranjeira – escolha a sua preferida

Instruções

Derreta a manteiga no leite no fogo baixo. O leite não deve ferver, desligue o  fogo  quando a manteiga já estiver quase toda derretida. O calor do leite vai terminar de derretê-la.

Ligue o forno como o fogo médio, 200 ºC.

Misture a semolina e o açúcar em uma tigela grande, acrescente o leite com a manteiga, a casca de limão ralada, e a água de flor de laranjeira. Misture bem com um batedor ou na batedeira, e descanse a mistura por 20 a 30 minutos. Em seguida, misture o fermento em pó, e transfira a massa do bolo para forminhas individuais já untadas e polvilhadas com farinha de trigo. Eu usei forminhas de empadinha, com diâmetro entre quatro e seis centímetros.

Asse o bolo  por aproximadamente 15 minutos.

Prepare a calda de açúcar enquanto o bolo assa – misture o açúcar com a água, e com o suco de limão. Cozinhe no fogo médio até a água ferver, e com o açúcar totalmente derretido. Acrescente a água de flor escolhida. Abaixe o fogo, e acrescente os bolinhos, dois ou tres de cada  vez. Vire-os uma vez, não aguarde até cada bolinho absorver a calda, basta molhar.

Transfira os bolinhos molhados para uma compoteira. Despeje a calda através de uma peneira sobre os papos de anjo.

 

 

 

 

 

Você também pode gostar