Molho com tomates-cereja para servir com macarrão

por Cozinha da Márcia
Tomares-cereja com macarrão. Foto: Marcia Zoladz

A receita de molho com tomates-cereja bem temperados é um prato elegante e saboroso. Eles assam no forno até estarem  bem, bem,  macios, e em seguida são misturados com algum tipo de massa. Tanto faz, pode ser uma massa longa como o  espaguete, ou  uma curta como parafusos. Uma mistura de ervas aromáticas e um pouco de vinho  branco são a base do molho. Sirva-os em um jantar com amigos, como primeiro prato ou como prato principal. Como não tem carne, os vegetarianos vão aprovar.

Os tomates são grelhados com bastante ervas de  provença – óregano, alecrim, tomilho, manjerona, e manjericão secos. E, é aqui que entra a parte mais interessante desse prato. Para a massa  absorver bem o sabor do tempero, primeiro ela é cozida bem firme, escorrida, e transferida para o molho; onde, então ela termina de cozinhar.

 

Tomares-cereja com macarrão. Foto: Marcia Zoladz

Molho de tomates-cerejas grelhados com ervas aromáticas

Imprimir
Porções: 6 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 1 cabeça de alho pequena
  • 600 g de tomates-cereja
  • 1 / 2 chícara de azeite de oliva
  • 4 colheres de sopa de vinagre balsâmico
  • 100 g de macarrão
  • 1 xícara de vinho branco
  • 1 pimenta malagueta fresca
  • 1 / 2 limão siciliano
  • 2 colheres de chá de sal grosso
  • 2 xícaras de ervas frescas picadas ou 2 a 3 colheres de sopa de ervas de provença secas
  • Queijo parmesão ralado grosso

Instruções

Lave os tomates, misture, em uma tigela grande, o azeite, o sal, as ervas, a pimenta malagueta picada, e os tomates. Coloque o alho também na tigela. Misture-os bem para ficarem bem besuntados. Em seguida, espalhe-os em um tabuleiro. Asse os tomates no forno alto, 220º C, já aquecido, por 20 minutos, ou até os tomates murcharem. Retire o tabuleiro do forno, molhe os tomates com o vinagre balsâmico, e esfregue-os com uma espátula contra  fundo do tabuleiro. Esfregue a espátulo no fundo do tabuleiro para soltar os tomates que estejam grudados.

Coloque a água para o macarrão para ferver. Assim que  ferver, acrescente o sal e o macarrão. O macarrão deve cozinhar apenas até  que  ele  comece a amolecer, antes de chegar no ponto correto.

Transfira os tomates para uma frigideira ou uma caçarola grande o bastante para espalhar os tomates. Ligue o fogo alto, assim que  os tomates começarem a grelhar, molhe-os com o vinho branco. Quando o vinho evaporar, molhe os tomates com um pouco da água do cozimento do macarrão. Acrescente a água aos poucos, meia xícara de cada vez. Você vai observar que os tomates começarão a soltar água. Mexa, amasse-os um pouco, mexa de novo...

Abaixe o fogo, e mantenha sempre aproximadamente um dedo de água no fundo da frigideira. Tempere com um pouquinho de sal. Comece a transferir o macarrão para a frigideira. A cada vez, enrole a massa no molho e sacuda um pouco. Faça isso até acabar  o macarrão da panela com a água. Se o molho começar secar, acrescente mais uma concha de água da panela onde o macarrão cozinhou. Siga misturando bem os tomates com o macarrão. Molhe com o suco de limão. E, prove para ver se a massa já está no ponto correto, macia porém ligeiramente firme.

Transfira as porções para pratos fundos e polvilhe com apenas duas colheres de chá de queijo ralado  por cima.

 

Você também pode gostar