A receita a seguir mostra como se pode fazer um arroz soltinho sem segredos. Normalmente, quem sabe fazer arroz costuma dizer que o seu fica sempre soltinho e cozido no ponto. E quem não sabe fazer arroz soltinho acha que a mãe ou a tia é que sabem fazer. Pura bobagem! Nunca existiu um segredo para se fazer arroz sem que os grãos grudem um no outro. Portanto, está na hora de você também fazer um arroz soltinho sem segredos!
Durante boa parte do século XX, a mania de só comer arroz feito na hora era na verdade uma maneira de se prender as mulheres da classe média na cozinha. Essa é, no entanto, uma discussão longa, visto que havia também, e com certa frequência, uma empregada doméstica trabalhando nas cozinhas das casas. Cabia às donas-de-casa acompanhar a realização das tarefas domésticas. Porém, vou deixar para falar sobre esse assunto em outra ocasião.
Sabe aquela tia que fazia o arroz perfeito no início do texto? Ela apenas prestava atenção no que estava fazendo. O que aliás vale para qualquer coisa na vida.
O arroz pode ser preparado de muitas maneiras. Porém, no Brasil, o método mais comum é primeiro passar o arroz lavado em um refogado com óleo, cebola, e alho picados. Em seguida, cobre-se o arroz com água fervendo e tempera-se com sal. Assim que a água ferve, abaixa-se o fogo, e tampa-se a panela. O arroz branco cozinha em mais ou menos vinte minutos.
Sempre tem jeito – mas, e se o arroz estiver cozido no ponto e ainda tiver água na panela? É só escorrer a o arroz em uma peneira para eliminar o resto da água. Faltou um pouco de água? Acrescente meia xícara de água quente – e nem precisa estar fervendo. E lembre-se de retirar o arroz do fogo uns minutinhos antes de estar no ponto ideal, porque ele ainda vai cozinhar mais um pouco no calor da panela.